Atualmente, o universo corporativo sabe que uma boa liderança contribui para a produtividade. Desempenha um papel determinante na orientação das pessoas e das equipas nas empresas.
Ao motivar e envolver os colaboradores, a liderança impulsiona a produtividade e proporciona um ambiente colaborativo, onde cada um contribui para o sucesso coletivo. Parece simples, mas, se pensarmos no mundo atual, com as rápidas mudanças que tem sofrido, com integração de tecnologias e formas de trabalho híbridas ou remotas, é muito desafiador.
Liderança e produtividade
A liderança e a produtividade são elementos fundamentais para o sucesso dos negócios. Quando bem combinadas, é mais fácil alcançar os resultados pretendidos.
A liderança é a capacidade de inspirar e motivar pessoas a trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum. Um líder deve ser capaz de comunicar de forma clara, motivar sua equipa e tomar decisões estratégicas.
A produtividade é forma com que uma empresa usa os seus recursos para atingir objetivos. Ou seja, eficiência: fazer mais com menos. Ser altamente produtivo é ser capaz de maximizar a capacidade dos recursos e atingir os melhores resultados para todos os intervenientes.
Gerir a produtividade
Ao líder cabe o papel de fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações e de coordenar e guiar os colaboradores para atingir objetivos.
A tecnologia é, aqui, mais uma vez, fundamental. Com plataformas de gestão de produtividade adequadas, é possível automatizar processos para uma maior agilidade e transparência. Por exemplo, com uma ferramenta de gestão de projetos, é possível acompanhar de perto e em tempo real, a execução de todas as tarefas e consequente produtividade das pessoas e equipas.
Desta forma, liberta o líder para a persecução de tarefas relacionadas com o desenvolvimento dos colaboradores, como formação, mentoria, feedback e suporte, para uma maior eficiência e produtividade, com benefícios para toda organização.
O impacto da liderança na produtividade
É claro que a liderança tem um grande impacto na produtividade. Só líderes eficazes e inspiradores podem desenvolver colaboradores e equipas produtivas e motivadas.
Um bom líder é o que motiva os colaboradores a darem o seu melhor e a comprometerem-se com o trabalho e a cultura da organização. É responsável por inspirar, motivar e orientar os colaboradores em direção aos objetivos definidos. Tem também o papel de estar atento ao rendimento do trabalho dos colaboradores, identificando eventuais dificuldades e formas de as mitigar e resolver.
Quando a produtividade é elevada, a empresa alcança os seus objetivos de forma mais eficiente, aumenta os lucros e a competitividade, a contento de todos os intervenientes.