Gerir uma oficina exige muita atenção e rigor à gestão financeira. Além do foco na prestação de um serviço de qualidade, é preciso controlar custos e receitas, mas também fluxos de caixa e todos os movimentos financeiros, para garantir a rentabilidade do negócio.
Mas, como fazer tudo isso de forma eficiente? Só com o uso de um software de gestão de oficinas, completo e integrado, com informação disponível em tempo real, que permita gerir a oficina de ponta a ponta, com eficiência e agilidade, sem falhar prazos e compromissos, com informação que facilite a análise, a tomada de decisão e o planeamento futuro.
Automatização e informação em tempo real
Gestão financeira é o conjunto das atividades que visam controlar, analisar, acompanhar e planear as finanças da oficina. É a partir dessa gestão que se consegue estabelecer metas, prever cenários, melhorar resultados, fazer correções e otimizar a utilização dos recursos financeiros.
O uso de uma plataforma de gestão financeira, flexível e automatizada, acessível a qualquer momento, de qualquer lugar e dispositivo, permite fazer a gestão financeira em tempo real. Isto reduz os custos operacionais, garante agilidade na tomada de decisão e rigor nos relatórios de gestão, o que permite perceber, por exemplo, se determinado investimento é ou não lucrativo para a oficina.
Objetivo: Lucro
Qualquer negócio tem como objetivo ser rentável e gerar lucro. Só com informação disponível, atualizada e fidedigna, poderão ser tomadas decisões informadas e acertadas, no momento certo, sejam sobre preços, investimentos, contratações ou outros.
Por exemplo, sabes quanto ganhas ou perdes em cada serviço? Ou qual é o serviço mais rentável? E quantas peças tens de vender para alcançar os objetivos financeiros, ou qual o volume de vendas que tens de atingir para a oficina ser lucrativa? Se souberes responder a estas (e outras) questões, terás um maior controlo sobre a oficina e o seu futuro.
Gestão on-time, finanças controladas
Ter informação financeira disponível e atualizada é fundamental para tomar decisões estratégicas que impactam diretamente a viabilidade económica da oficina, nomeadamente:
- definir preços de serviços e produtos;
- identificar eficiências e ineficiências operacionais;
- prever e controlar o fluxo de caixa;
- negociar melhores condições com fornecedores;
- compreender a capacidade de crescimento da empresa;
- determinar investimentos, expandir áreas mais rentáveis e reavaliar estratégias;
- monitorizar a eficácia das estratégias implementadas.
Conhecer e controlar os custos de uma oficina é crítico. Ao analisar os custos, conseguirás perceber como impactam a rentabilidade e o desenvolvimento da oficina, e assim tomar decisões mais assertivas e precisas, on-time.


