Abrir empresa em Portugal: benefícios fiscais que impulsionam o seu negócio
O Estado português oferece diversos apoios fiscais para a criação de novas empresas.
De entre os motivos para a existência desses benefícios, podemos elencar o estímulo ao crescimento económico, o combate ao desemprego e incentivo à criação de autoemprego, a promoção da inovação, a redução de assimetrias regionais, o fortalecimento do tecido empresarial ou o cumprimento de metas sociais e ambientais, como a inclusão ou a economia social, com vista a uma sociedade mais justa e próspera.
Assim, os apoios fiscais, não sendo a única ferramenta para a promoção do empreendedorismo, são importantes ferramentas na prossecução dos objetivos referidos.
Ainda que com eleições e novo Governo, o orçamento do Estado 2024 prevê algumas medidas de apoio ao empreendedorismo, como a diminuição da taxa de IRC para startups, incentivos à capitalização, linhas de crédito bonificadas, apoios na contratação e isenção de IMI e IVA, são apenas alguns dos exemplos.
Mas, há outros para o exercício de 2024, como sejam:
- Startup Voucher: apoio financeiro de 5 mil euros por empresa, para financiar despesas, como investimento tecnológico, custos com recursos humanos, serviços externos, proteção intelectual, e outros.
- Vale Incubação: dá um apoio de 10 mil euros à incubação de empresas em incubadoras certificadas, com serviços de gestão, marketing, assessoria e apoio jurídico.
- Crédito bonificado: linhas de financiamento com taxas de juro bonificadas, para investimentos em capital fixo e imaterial.
- Reforço do incentivo fiscal à capitalização de empresas: ampliação de benefícios fiscais para estimular o crescimento das empresas.
- Inovação empresarial e empreendedorismo: ajudas para abrir empresa procuram incentivar o investimento em inovação produtiva, promover o empreendedorismo qualificado e apoiar a expansão de atividades com caráter tecnológico.
Se já não vai a tempo, porque já abriu a sua empresa, há ainda incentivos para empresas constituídas recentemente. Consulte o seu contabilista ou entre em contacto connosco.
Pingback: O contabilista na era da digitalização - Masterway