Automatização e controlo dos pagamentos: vantagens para as empresas
A vertente financeira é vital em qualquer empresa. Processos automatizados, simplificados e fluidos, com total controlo e segurança, são particularmente relevantes, quando falamos de contas a pagar e a receber.
Neste campo, as empresas enfrentam alguns desafios. Mas, vamos falar sobre os pagamentos a efetuar a fornecedores. As empresas devem assumir o compromisso de pagar a fornecedores, conforme acordado e eliminar a cultura de atraso nos pagamentos. Recebimentos atempados geram capacidade de investimento e crescimento do negócio. Assim, automatizar pagamentos é crítico para a saúde financeira de qualquer organização.
Como automatizar
Com tecnologia, suportando os processos financeiros em ferramentas de gestão integradas, inteligentes e eficientes, minimizando as intervenções e processos manuais, com maior probabilidade de erro.
É fundamental um software inteligente e integrado, com soluções de pagamento de bancos e dados integrados por meio de API, para agilizar as operações. Processar faturas e pagamentos, com leitura automática de documentos (código QR, e-fatura), faturação eletrónica, mapas de responsabilidades e prazos, notificações automáticas, fluxos de aprovação, são algumas das ações a realizar para automatizar processos complexos de compras e pagamentos.
Quando começar
Para começar, é necessário compreender o processo atual, para identificar as oportunidades de automatização mais relevantes. Depois, mapear processos, definir fluxos, intervenientes, implementar, medir o desempenho e otimizar, quando necessário. Adotar tecnologia para automatizar os pagamentos, dá aos departamentos financeiros agilidade, eficiência e reduz processos manuais e repetitivos, logo, custos.
Quais os ganhos e vantagens
Automatizar pagamentos vai aumentar a eficiência e libertar tempo para a realização de tarefas de valor acrescentado e críticas para o negócio. Nunca falha um prazo de pagamento, é mais fácil obter informação e mais simples prever o comportamento dos fluxos de caixa (nomeadamente do valor em dívida), fundamental para realizar análises e tomar decisões.
- Otimização do controlo financeiro
- Centralização e disponibilidade da informação
- Maior eficiência
- Aumento da produtividade
- Economia e otimização de tempo
- Economia de recursos e custos
- Redução de falhas operacionais
- Eliminação de tarefas duplicadas
- Eliminação dos prazos vencidos
- Melhoria da gestão dos fluxos de caixa
- Maior agilidade
- Maior previsibilidade e segurança financeira
- Controlo mais eficaz das operações financeiras
- Maior transparência, flexibilidade e sustentabilidade