Ouvimos cada vez mais falar de software na cloud, mas será este modelo uma vantagem competitiva para as empresas?
A adoção de software cloud tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, revolucionando a forma como as empresas trabalham. Um modelo que apresenta inúmeras vantagens, que vão para além do simples armazenamento de dados e acesso em qualquer lugar.
Uma das principais vantagens é a redução de custos, dado não obrigar a investimento em hardware ou em atualizações de software. Os fornecedores de serviços cloud providenciam os recursos necessários. Os custos de manutenção e atualização estão geralmente incluídos no serviço, eliminando também a necessidade de uma equipe de TI. O pagamento é escalado em função dos planos, ajustando o investimento em função das necessidades.
A flexibilidade e escalabilidade são incomparáveis, permitindo ajustar facilmente a capacidade do seu software na nuvem às necessidades, sem investimento em equipamentos ou software. O software cloud é assim ideal para empresas em crescimento, como start-ups, micro e pequenas empresas ou negócios sazonais.
O acesso de qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer equipamento com ligação à internet é uma vantagem imbatível. Permite trabalhar remotamente, aumentando a produtividade e a colaboração em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e computadores.
Acresce a segurança, garantida pelos fornecedores de soluções cloud, que investem fortemente nesse aspeto crítico, o que significa que os dados estarão mais seguros na nuvem do que em um ambiente local. Acresce o facto de a nuvem oferecer redundância automática, que garante que a informação está sempre disponíveil, mesmo em caso de falhas de hardware ou software.
Com software na nuvem, instalar atualizações manualmente é algo do passado. O fornecedor atualiza o software automaticamente, disponibilizando sempre acesso à versão mais recente e segura.
O incremento na colaboração permite trabalhar num mesmo projeto em tempo real, independentemente de localização, o que pode aumentar significativamente a produtividade e a eficiência da equipa. Há ainda a considerar a facilidade de uso, até para utilizadores com menos habilidade técnica.
Não menos importante, a sustentabilidade, assegurada pelos softwares na nuvem, que reduzem a pegada de carbono. Os fornecedores cloud investem em tecnologias eficientes que otimizam o uso de recursos e o cliente prescinde de equipamentos locais com um tempo de vida relativamente curto.
As soluções de software na nuvem oferecem assim um vasto leque de vantagens competitivas que permitem transformar os negócio na era digital. Custos reduzidos, escalabilidade, acessibilidade, segurança, colaboração, facilidade de uso e sustentabilidade, fazem da nuvem a escolha ideal para empresas que desejam se destacar no mercado.