Outubro 11, 2024

|

Categorias: Blog

Software de gestão: o aliado imbatível para enfrentar alterações fiscais sem percalços

As alterações fiscais, muito frequentes no caso português, exigem das software houses um conhecimento e acompanhamento atento e próximo e um know-how altamente qualificado e aprofundado em áreas muito diversas. Em simultâneo, terá de haver a capacidade de plasmar os imperativos fiscais nos diferentes softwares de gestão.

A atualização é constante, por forma a garantir a conformidade das empresas clientes com as novas obrigações. Uma premissa válida para softwares em cloud ou que necessitem de infraestrutura.

Assim, de entre os principais impactos das mudanças fiscais nos softwares de gestão, contamos a necessidade de atualização frequente, muitas vezes, processos morosos e dispendiosos. Como qualquer alteração, abre a janela a uma possível falha ou erro, dada a complexidade e dificuldade de interpretação das leis fiscais. Qualquer pequeno erro terá implicações nos clientes, como juros, multas e outras potenciais implicações legais. É assim fundamental que escolha um fornecedor de software com um bom histórico de confiabilidade e que ofereça suporte técnico de qualidade.

As alterações legais geram também impacto do lado do cliente da software house, como possíveis implementações adicionais, adaptações, formação de recursos humanos e outros, para não falar em potenciais implicações nos processos de negócio, com os eventuais custos associados.

A cada Orçamento do Estado ou outra alteração legal fiscal, e ao ritmo a que sucedem, corresponde sempre este ciclo de implicações que representa desafios para todos os intervenientes.

Ao escolher um software, confira sempre a confiabilidade, o portfolio de clientes, a qualidade do suporte técnico, o custo do software, implementação e formação, a flexibilidade para se adaptar às suas necessidades de negócio e atualização das leis com implicações fiscais.

 

< ARTIGO ANTERIOR